anciti.org.br

O que é uma cidade inteligente?


Segundo especialistas do Departamento de Pesquisa e Planejamento Urbano do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o conceito de cidade inteligente começou com uma conversa entre pesquisadores. em 1980. Este conceito amadureceu ao longo do tempo e uma definição do conceito está atualmente sendo desenvolvida. 

As cidades inteligentes envolvem o uso da tecnologia da informação para melhorar a eficiência operacional, compartilhar informações com o público e fornecer melhor qualidade de serviços e bem-estar humano.


Uma cidade inteligente, conforme definida pela União Europeia (UE), é um sistema onde as pessoas interagem e utilizam energia, materiais e serviços de forma sustentável e conectada. 

As dimensões de uma cidade inteligente são governação, planeamento urbano, tecnologia, ambiente, coesão social, capital humano, relações internacionais, administração pública e economia. 

Simplificando, uma cidade inteligente não é uma cidade com tecnologias avançadas à disposição dos seus cidadãos, mas sim um conjunto de vários elementos inteligentes e conectados que melhoram a qualidade de vida das pessoas.

Ranking das cidades mais inteligentes do Brasil


Curitiba, no Paraná, lidera o ranking das cidades brasileiras, segundo estudo feito pela Connected Smart Cities publicado em outubro de 2022.

As classificações são baseadas no mapeamento de 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. Para criar a pontuação foram considerados vários eixos temáticos: mobilidade, ambiente urbano, meio ambiente, tecnologia, inovação, economia, educação, saúde, segurança, negócios, governança e energia.

Fonte: Connected Smart Cities

Fonte: www.pronaturezaviva.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo