Iniciativa da Prefeitura do Recife, com apoio da Emprel, amplia prazo para participação no programa de inovação aberta que conecta tecnologia a desafios urbanos prioritários.

A Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) celebra mais uma importante iniciativa de uma de suas cidades associadas: a Prefeitura do Recife prorrogou as inscrições para o 3º Ciclo do Eita! Recife – Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta, programa que investirá até R$ 6,4 milhões no desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas para os desafios urbanos.

A ação é coordenada pela Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife em parceria com a Empresa Municipal de Informática (Emprel), entidade associada à Anciti, reforçando o protagonismo da cidade no cenário da inovação pública nacional.

As inscrições agora seguem abertas até o dia 20 de junho pela plataforma Coreto (https://coreto.recife.pe.gov.br/eita-3-ciclo), com foco em propostas voltadas para quatro desafios estratégicos: Doenças Crônicas na Saúde, Gestão de Resíduos Sólidos, Agricultura Urbana e Assistência Social, e Tecnologia Assistiva para Acessibilidade Visual.

“O Eita! Recife mostra como as cidades podem liderar processos de inovação aberta, conectando talentos da sociedade civil, setor privado e academia à solução de problemas reais da administração pública. É com orgulho que vemos o Recife, por meio da Emprel, consolidar-se como referência em transformação digital aplicada à gestão”, afirma a diretoria da Anciti.

Ao longo dos dois primeiros ciclos, Recife se destacou como a primeira capital brasileira a firmar contratos com startups via chamada pública estruturada, tornando-se um modelo de como as cidades podem utilizar a tecnologia para promover impacto social positivo.

O programa, que integra imersão, capacitação, cocriação e apresentação de soluções, está aberto a startups, pesquisadores, profissionais autônomos, empresas e estudantes. Cada proposta selecionada poderá receber até R$ 1,6 milhão de investimento.

A Anciti parabeniza o Recife por sua atuação consistente no fortalecimento de um ecossistema de inovação cidadã e convida demais cidades a se inspirarem neste modelo de gestão colaborativa, inteligente e inclusiva.