Nesta quarta-feira, dia 23 de abril, o município do Cabo de Santo Agostinho deu um importante passo rumo à modernização da gestão pública com sua adesão oficial à Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI). O ato de filiação contará contou com a presença do prefeito Lula Cabral e do presidente da ANCITI, Bernardo D’Almeida, que também preside a EMPREL – Empresa Municipal de Informática do Recife.

A entrada do Cabo de Santo Agostinho no seleto grupo de cidades associadas à ANCITI representa um compromisso com o fortalecimento das políticas públicas baseadas em tecnologia, inovação e dados para melhoria dos serviços urbanos. A associação conecta municípios de todo o Brasil que investem em transformação digital para promover eficiência, transparência e qualidade de vida.

“Estamos muito felizes em receber o Cabo de Santo Agostinho como nova cidade associada. A ANCITI tem sido um espaço estratégico para o intercâmbio de experiências e construção de políticas públicas inovadoras nas cidades brasileiras”, destacou Bernardo D’Almeida, presidente da ANCITI.

O prefeito Lula Cabral celebrou a adesão como parte de uma agenda estratégica da cidade:

“A nossa gestão tem como prioridade oferecer serviços públicos mais ágeis, eficientes e humanos. Ao nos associarmos à ANCITI, vamos ampliar nosso acesso a tecnologias, conhecimentos e políticas inovadoras que já estão transformando outras cidades brasileiras. O Cabo está preparado para dar esse salto de inovação com responsabilidade e foco nas pessoas.”

A ANCITI reúne mais de 100 municípios de diversas regiões do país, incluindo capitais como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte e Aracaju, além de cidades pernambucanas como Recife e Petrolina, que já colhem os frutos de políticas públicas integradas à transformação digital.

Recentemente, a associação participou de agendas institucionais em Brasília com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério das Cidades, e lançou a Carta de São Paulo, documento que orienta os principais eixos de políticas públicas para cidades inteligentes no Brasil.

Com a adesão, o Cabo de Santo Agostinho poderá ampliar o acesso a boas práticas, programas federais, eventos e redes de colaboração voltadas para cidades inteligentes, além de posicionar-se de forma mais estratégica em iniciativas de inovação urbana.