Encontro reuniu representantes de cidades associadas para discutir diretrizes e ações sobre inovação aberta, fomento e modelos tecnológicos nas gestões públicas municipais

A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Inovação da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI) foi realizada durante o Convergência 2025, em Belo Horizonte. O GT é um dos fóruns criados pela associação com o objetivo de aprofundar debates estratégicos entre os associados e fomentar a troca de boas práticas, conhecimentos e experiências no campo da inovação pública.
Participaram do encontro Larissa Muritiba (Prefeitura de Betim), Jean Duarte (Belo Horizonte), Rodrigo Rossiter (Maceió) e Ana, da cidade de Joinville. O grupo iniciou os trabalhos traçando as linhas de atuação do GT e elencando temas prioritários que serão desenvolvidos em uma trilha contínua de trabalho colaborativo.
Entre os principais assuntos abordados estão: inovação aberta — indo além das startups e incluindo temas como sandbox regulatório e abertura de dados —, novos modelos de contratação de soluções tecnológicas, parcerias para viabilizar inovações ausentes nas administrações municipais e mecanismos de fomento à cultura de inovação com foco em Inteligência Artificial nas cidades.
Um dos encaminhamentos do grupo foi a proposição de um painel a ser realizado no evento da ANCITI em Brasília, nos dias 29 e 30 de julho, com o tema “Barreiras à Inovação Aberta”. A ideia é promover a troca de experiências entre os municípios sobre os obstáculos enfrentados e as soluções encontradas para avançar na implementação de práticas inovadoras na gestão pública.
O GT de Inovação surge como espaço estratégico para fortalecer a atuação das cidades associadas, estimulando iniciativas que transformem a tecnologia e a inovação em motores de desenvolvimento urbano sustentável e inteligente.